quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Risoto de Gorgonzola

Bom dia!!
A receita que mais gosto de fazer é o risoto. Há 2 anos fiz um curso de culinária com minha mãe, ela ficava insistindo que tinha que aprender a cozinhar antes de casar. Só que eu fui fazer o curso que ela já fazia, que é super avançado (Bouquet Garni, em BH, site aqui). Achei que ia boiar horrores, mas aprendi demaisss...tanto que o básico de todo dia não é tãooo básico assim, sempre que posso dou uma encrementada na comida.  Um dia ainda volto a fazer esse curso, tenho só que arranja tempo ($$$) rs.
Bem, voltando ao risoto, ai está a receita que aprendi no curso, que até hoje acho que é o melhor risoto que ja comi.



Risoto com Gorgonzola e Maçã Trufada

Ingredientes:
- ½ cebola ralada
- 1 talo de alho poro em tirinhas
- 2 colheres de manteiga
- ½ caixa de arroz italiano carnaroli
- 250 ml de vinho branco seco
- 02 litros de “brodo” de legumes
- 300g de queijo gorgonzola “montangard” (gosto dessa marca porque tem menos "verdinho")
- Mascarpone (se necessário)
- 3 maçãs em cubos, com casca
- Açúcar mascavo, pimenta-do-reino e sal a gosto
- 1 colher de óleo aromatizado com trufas brancas
- 100g de parmesão ralado

Numa panela de fundo grosso, refogar a cebola e o alho poró na manteiga até clarear e em seguida colocar o arroz. Mexer uns 5 minutos e acrescentar o vinho, deixar ser absorvido e logo após cobrir todo o arroz com o brodo e começar o cozimento mexendo sem parar. À medida que for secando, ir colocando mais brodo. Quando estiver “al dente”, acrescentar o gorgonzola, ajustar o sal, e certificar-se da consistência cremosa e retirar do forno.
À parte, em uma frigideira, acrescentar as maçãs em cubos, o açúcar, a pimenta do reino e o sal, e deixar cozinhar até a maçã ficar translúcida. Desligar o forno e acrescentar o óleo trufado.
Servir em uma cumbuca o risoto e a maçã por cima.

Ás vezes estou com preguiça de fazer a maçã, aí ou faço puro mesmo com uma carne, oouuu pico linguiça toscana bem pequenininha, dou uma leve fritada e coloco junto, fica uma delícia

ps: estou precisando criar vergonha na cara e começar a tirar foto de tudo que faço, eu sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário