quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Brodos ou Caldos

 Como tinha postado na receita de risoto, você pode fazer seu próprio caldo ou brodo em casa. É até fácil, só toma um pouco de tempo. Eu, a rainha da preguiça, uso aqueles potinhos de caldos da Knorr. Eu acho eles deliciosos e virei escrava deles, ponho em qualquer comida que faço!
Maaasss, quando quero fazer bonito mesmo, faço meu próprio caldo. Tenho a receita do de carne, de legumes e de crustáceos. Acho todos ótimos, e me lembram muito sopinha da mamãe rs.


De Carne Vermelha ou Branca
500g de carne em pedaços (aparas/músculo/frango)
1 cebola inteira, partida em 4
1 cenoura inteira descascada e partida em 4 partes
2 talos de salsao/aipo
1 ramo de salsinha
1 tomate maduro partido em 4 – opcional
1 xícara de vinho branco – opcional
2 litros de água

De Peixe ou Crustáceos
500g de peixe de carne branca (robalo, linguado, dourado)
ou cascas de crustáceos muito bem lavadas
1 maço de ervas aromáticas variadas
1 pedaço de raiz de gengibre descascado
1 cebola inteira, partida em 4
1 cenoura inteira descascada e partida em 4 partes
1 tomate maduro partido em 4 – opcional
1 xícara de vinho branco
2 litros de água

De Legumes
2 copos de folhas de alho poró, lavadas e picadas
Folhas de erva-doce e aipo, lavadas e picadas
1 cenoura inteira descascada e partida em 4 partes
1 tomate maduro partido em 4
1 folha de louro
5 ramos de salsinha fresca
½ colher de semente de erva-doce
2 litros de água

Modo de Preparar
Levar todos os ingredientes a ferver. Abaixar o fogo, deixando em fogo lento por no mínimo 1 hora ou até reduzir pela metade. Retirar do fogo e passar por uma peneira fina. Pode-se guardar em freezer, fazendo cubos (na forma de gelo) ou colocando em pequenos potes para fácil manuseio de quantidade quando for usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário