sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tiramisu de Frutas Vermelhas

Estou um pouco sumida, mas é que minhas aulas começaram e estou ainda adaptando meus horários de estudo e descanso. Aula de manhã, estudar 5 horas em casa, e ainda arrumar casa, o tempo ta bem curto. Quando sento no sofá é só pra descansar mesmo e ver uma série ou filme. Mas já separei um horário do meu dia só pra fazer minhas artes, então breve terei novas ideias pra postar aqui!
Esse fim de semana é níver da mamãe, e na quarta ela comemorou com as amigas dela lá na casa dela! Aí, como de costume, a sobremesa é minha. Como aqui está um calor de matar, pensei em fazer uma sobremesa mais leve e geladinha. Aí fiz o tiramisu. Como não gosto de café, e café é quente, fiz de frutas vermelhas. Acho muito mais gostoso e é bem refrescante! As amigas da minha mãe adoraram, e eu também, comi até!
Aí vai a receita que sigo:

Ingredientes
500mL de suco de uva concentrado, procure um que seja menos adoçado
400gr de frutas vermelhas (uso amora, framboesa, blueberry e morango; o morango pico bem pequeno, o restante deixo inteiro)
2 colheres sopa de açúcar
1 pacote de biscoito champagne
50gr de avelã
400mL de creme de leite fresco
5 colheres sopa de açúcar
100gr de mascarpone em temperatura ambiente
Modo de preparo
Calda de frutas
Despeje o suco de uva com o açúcar em uma panela com fogo médio e deixe reduzir um pouco. Acrescente as frutas vermelhas e desligue quando formar liga (quase um caramelo). Desligue e reserve.
Chantily
Bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até formar o chantily. Acrescente o mascarpone e bata até misturar. Reserve
Montagem
Pode montar em várias vasilhas de sobremesa ou em um refratário grande, vai de sua preferência. Forre o fundo com um pouco do chantily. Molhe o biscoito champagne rapidamente, para não desmanchar, e disponha por cima do chantily. Despeje um pouco das frutas do caldo, pra ficar mais gostoso. Salpique as avelãs, podem ser inteiras, picadas ou raladas, depende do seu gosto, eu prefiro partida no meio. Cubra com o chantily, deixando-o uniforme e decore como preferir. Eu sempre separo umas frutas pra decorar, e na casa da minha mãe tinha essa canelas inteiras que deu um charme pra sobremesa!

Eu acho fácil de fazer, sem mistérios! Acho que é uma das sobremesas que tenho mais prazer de fazer, porque o resultado é excepcional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário